Pular para o conteúdo principal

Administração: conceito

 



A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, para alcançar metas definidas. 

Bem como na teoria de Fayol, em que existem princípios gerais da administração, nos quais consistem em gerir todo o recurso necessário para uma boa administração. Alguns deles são: 

  • Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 
  • Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; 
  • Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; 
  • Remuneração: deve haver justa e garantia satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
  • Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do menor ao maior da hierarquia; 

 

Há quem considere a administração área interdisciplinar do conhecimento, pois para o ramo precisa ter conhecimento em diversas áreas, como:
 
MARKETING: É o processo que estuda as necessidades do consumidor e também a tem como principal objetivo. 
 
PRODUÇÃO: Se refere a atividades, de fabricação para satisfazer necessidades humanas, de bens ou serviços. 
 
FINANCEIRO: Referente a finanças da empresa tais como: custos, despesas, entre outros. 
 
LOGÍSTICA: Operacionalmente a logística possui uma visão organizacional, onde está administra os recursos materiais, financeiros, pessoas e informação, onde exista movimento na organização, fazendo a gestão desde a compra, a entrada de materiais, o planejamento da produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos e serviços na organização. 
 
RECURSOS HUMANOS: Gestão de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas. 

 

Administração é um conceito interessante e fundamental para qualquer área, seja ela profissional ou pessoal. O objetivo de administrar é planejar e organizar a fim de atingira meta com o menor número de erros possíveis. Na atuação empresarial ela é o centro que envolve todo seu círculo profissional da empresa, por isso, é importantíssimo ter uma administração em que o planejamento, a organização, a direção e o controle sejam essenciais.  

FONTE: WIKIPÉDIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de empreendedores

Empreender é um sonho para muitos, mas para tal feito é necessário se planejar e saber qual tipo de empreendedor você quer ser, para isso escrevi os cinco tipos mais comuns.   INFORMAL   O empreendedor informal é aquele que  não possui registro , ou seja, trabalha por conta própria sem direito a nenhum benefício. Normalmente, esses trabalhadores ingressam no trabalho informal devi a necessidade ou um ganho extra. Esses trabalhadores também são conhecidos como camelôs, ambulantes, etc.   No Brasil, 40% dos trabalhadores são informais, segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD). E nisso, podemos perceber a quantidade de pessoas que estão abrindo mão dos seus direitos de 13° salário, INSS, auxílio-doença , salário Maternidade, seguro-desemprego.   EMPREENDEDOR DO CONHECIMENTO   É um profissional que adquiriu bastante conhecimento ao longo do tempo, em determinada área, que usa seus conhecimentos para ganho pessoal.   Alguns exemplos, são artistas, atletas e profissionais

Mei: quem pode ser ?

Microempreendedor Individual  ( MEI ) é uma pessoa jurídica do Brasil, é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor, deve estar a par do faturamento anual que muda de ano em ano, por exemplo, um microempreendedor, atualmente, só pode ter o faturamento de até 81 mil reais, ao passar do limite é aplicado uma multa se o valor excedido for de até 20%. Além disso, tem outro fator que é a DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional), um guia de empresas para o pagam ento de tributos, que deve estar sempre pago para não ocorrer cancelamento do CNPJ. O MEI pode ser uma boa ideia para quem quer ingressar a partir de sua formação profissional, porque possui muitos benefícios , como: Ter um CNPJ; Emitir nota fiscal ; Vender para o governo; Acessar serviços bancários específicos; Pagar tributos mais baratos;  Ter regime previdenciário próprio.  No entanto, há limitações: Poderá ter soment